China: A ex-presidente Dilma Rousseff recebe 'Medalha da Amizade' de presidente chinês Xi Jinping.
China: A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu neste domingo, 29, a maior honraria do governo chinês concedida para estrangeiros, das mãos do presidente da China, Xi Jinping. A cerimônia ocorreu em Pequim, no Grande Salão do Povo, um dos prédios símbolo do regime comunista do país asiático.A 'Medalha da Amizade', nome oficial da honraria, foi entregue à atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento - mais conhecido como Banco dos Brics - em cerimônia de comemoração ao 75º aniversário da fundação da República Popular da China, que ocorre na próxima terça-feira, 1º de outubro.Dilma qualificou a homenagem como "uma honra extraordinária" e disse que as "notáveis conquistas que a China alcançou nas últimas quatro décadas" a tornaram um "farol de esperança e inspiração para o mundo", durante discurso para centenas de pessoas que ocupavam o salão.Além da "Medalha da Amizade", que simboliza o reconhecimento a quem contribuiu para o desenvolvimento do País, outros dois tipos de honraria foram concedidas para outras 14 pessoas também homenageadas na cerimônia.Dilma comanda a instituição financeira do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul desde março do ano passado, após ter sido escolhida por Lula para ficar no cargo até o fim do mandato brasileiro no banco, em julho de 2025. A sede do banco fica num prédio em Xangai, onde a ex-presidente mora desde que assumiu a presidência da instituição.
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu neste domingo, 29, a maior honraria do governo chinês concedida para estrangeiros, das mãos do presidente da China, Xi Jinping. A cerimônia ocorreu em Pequim, no Grande Salão do Povo, um dos prédios símbolo do regime comunista do país asiático.
A 'Medalha da Amizade', nome oficial da honraria, foi entregue à atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento - mais conhecido como Banco dos Brics - em cerimônia de comemoração ao 75º aniversário da fundação da República Popular da China, que ocorre na próxima terça-feira, 1º de outubro.
Dilma qualificou a homenagem como "uma honra extraordinária" e disse que as "notáveis conquistas que a China alcançou nas últimas quatro décadas" a tornaram um "farol de esperança e inspiração para o mundo", durante discurso para centenas de pessoas que ocupavam o salão.
Além da "Medalha da Amizade", que simboliza o reconhecimento a quem contribuiu para o desenvolvimento do País, outros dois tipos de honraria foram concedidas para outras 14 pessoas também homenageadas na cerimônia.
Dilma comanda a instituição financeira do grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul desde março do ano passado, após ter sido escolhida por Lula para ficar no cargo até o fim do mandato brasileiro no banco, em julho de 2025. A sede do banco fica num prédio em Xangai, onde a ex-presidente mora desde que assumiu a presidência da instituição.
Qual é a sua reação?