Saiba o que é alimento remoso e quais são.
Uma dúvida muito frequente é sobre o alimento remoso, já que pessoas com condições médicas, como: doenças crônicas, cardíacas, alergias ou aquelas em período de cicatrização, devem evitar esse tipo de alimento, por ser rico em gordura trans ou sódio.
O alimento remoso é aquele rico em gordura saturada, açúcar, sal e óleo, como: industrializados, carne suína, laticínios, fritos, e até alguns tipos de peixes. Para entender melhor, alimentos como fast-food ou produção parecida como os embutidos, são remosos.
Existem diversos alimentos considerados remosos. Eles podem prejudicar um processo de cicatrização ou até mesmo a saúde de pessoas que já possuem problemas, como doenças cardíacas ou crônicas. Confira abaixo alguns exemplos de alimento remoso:
- Bebidas alcoólicas;
- Refrigerantes;
- Sucos industrializados;
- Frituras;
- Embutidos;
- Adoçantes artificiais;
- Doce;
- Biscoitos
- Gorduras trans;
- Fast-foods;
- Alimentos fritos;
- Óleos;
- Bacon;
- Laticínios;
- Xarope de milho;
- Chocolates.
Nos próximos tópicos você vai ver por que esses alimentos são considerados remosos, o que acontece quando ingerimos um alimento remoso e muito mais.
Por que alguns alimentos são considerados remosos?
O alimento remoso pode causar danos ao organismo, fazendo com que o processo de cicatrização seja prejudicado. Ele facilita a aparição de inflamações que agravam um ferimento ou cicatriz que já existe.
Por este motivo, pessoas que estão passando por processos pós-operatórios, acabaram de fazer uma tatuagem ou piercing são orientados a evitar qualquer tipo de alimento remoso. Isso ocorre devido aos danos que essa categoria de alimento pode causar ao corpo.
O que acontece se comermos alimentos remosos?
O alimento remoso é famoso por agravar alguma inflamação já existente. Assim, podem fazer com o processo de cicatrização demore mais que o esperado ou até mesmo agrave um ferimento se não bem cuidado. Desse modo, ingerir esse tipo de alimento com mais frequência faz com que a cicatrização demore ainda mais, além de aumentar os riscos de complicações dele.
Assim, é muito importante evitar consumir qualquer tipo de alimento remoso realizando uma dieta que ajuda a evitar esse tipo de problema.
Como podemos evitar o consumo de alimentos remosos?
Há diversas maneiras de evitar o consumo desse tipo de alimento, o primeiro e a base de outros processos é manter uma dieta equilibrada. Confira abaixo como fazer para evitar alimento remoso:
- Faça as suas próprias refeições: ao cozinhar as suas próprias refeições, pode controlar as quantidades de sal, gorduras e açúcares que entram na sua alimentação;
- Evite comidas congeladas: estas são geralmente muito ricas em gorduras, sal e açúcar e contém menos nutrientes essenciais;
- Limite o consumo de alimentos ricos em açúcar: estes alimentos contêm excesso de açúcar, que não são necessárias na dieta;
- Limite as bebidas ricas em açúcar: as bebidas açucaradas, como refrigerante e xaropes são altamente calóricas e não fornecem nutrientes essenciais;
- Opte por alimentos com baixo teor de gordura: esses alimentos são mais saudáveis e nutricionalmente equilibrados.
- Leia os rótulos dos alimentos: os rótulos dos alimentos contêm informações importantes sobre os ingredientes e os níveis de sal, açúcar e gordura. Estas informações ajudam a escolher os mais saudáveis.
Assim, além de evitar alimento remoso, você já sabe com identificar um e manter sua dieta equilibrada e saudável, para que o processo de cicatrização não seja afetado.
Com este conteúdo, você aprendeu mais sobre os alimentos remosos, quais são e como evitar. Mas caso ainda tenha alguma dúvida, procure um profissional da saúde para lhe orientar da melhor forma e assim melhorar sua saúde e evitar inflamações.