Serviço que facilita localização de pessoas em emergências chega ao Brasil

Disponível para IOS e Android, novo recurso promete maior agilidade no atendimento de chamadas de emergências O post Serviço que facilita localização de pessoas em emergências chega ao Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.

Serviço que facilita localização de pessoas em emergências chega ao Brasil

Um novo recurso visa aumentar a rapidez e eficiência na hora de salvar vidas. O Serviço de Localização de Emergência foi lançado oficialmente no Brasil por meio de parceria entre a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Google, Apple, operadoras de telefonia e serviços públicos de emergência brasileiros.

A ferramenta habilita o compartilhamento da localização do dispositivo quando o usuário ligar para serviços emergenciais, como o 190 (polícia), 192 (SAMU), 193 (bombeiros), entre outros. Isso ocorre de forma segura e privada, via SMS, e apenas para os socorristas, permitindo um atendimento mais rápido e eficiente.

Maior precisão e agilidade no atendimento de emergências

O serviço opera de forma integrada, sem a necessidade de aplicativos adicionais, hardware especial ou qualquer ação extra do usuário. A localização é calculada e compartilhada apenas com autoridades durante chamadas, inclusive se o usuário estiver com a localização do dispositivo desativada.

O novo recurso disponibilizado pelo Serviço de Localização de Emergência demonstra o compromisso da Anatel e de nossos parceiros em salvar vidas, utilizando a tecnologia para garantir respostas mais rápidas e precisas nos momentos em que cada segundo conta. Essa iniciativa reflete nosso empenho em integrar inovação, segurança e privacidade em benefício de toda a sociedade brasileira. Carlos Baigorri, presidente da Anatel

Fachada da Anatel
Anatel firmou parceria para trazer serviço para o Brasil (Imagem: Wirestock Creators/Shutterstock)

Testes realizados no Reino Unido apontam que o sistema utilizado para enviar a localização do dispositivo pode ser até três mil vezes mais preciso do que a habitual triangulação de torres de celular. A ferramenta já é oferecida em outros países e tem ajudado a reduzir os tempos de resposta em emergências. Segundo a Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos, o uso do mecanismo pode salvar mais de dez mil vidas a cada ano.

A parceria com a Anatel é um marco no uso da tecnologia para a segurança e bem-estar da população brasileira. Algo simples, como a informação de localização precisa, compartilhada de maneira rápida com autoridades, gera eficiência, reduz o tempo de resposta de uma equipe de socorro e pode significar a diferença entre a vida e a morte de alguém. Bruno Diniz, líder de engenharia de Android no Brasil

Compatível com dispositivos Android versão 5.0 ou superior e com iOS a partir da versão 18.2, o Serviço de Localização de Emergência é oferecido gratuitamente para os provedores de serviços de emergência e também funciona via SMS em áreas com cobertura de rede limitada, garantindo acesso em regiões rurais e remotas.

Leia mais:

Imagem mostra uma ambulância do SAMU estacionada em frente a um hospital, em Divinópolis, Minas Gerais
Sistema tem como objetivo agilizar atendimento de emergências (Imagem: Christyam de Lima/Shutterstock)

Como funciona o sistema

  1. O usuário entra em contato com um serviço de emergência via ligação telefônica ou mensagem;
  2. O dispositivo ativa, automaticamente, o recurso e identifica a localização precisa da pessoa que necessita de socorro;
  3. As informações são enviadas diretamente (e apenas) para os serviços de emergência;
  4. O atendimento acontece reduzindo o tempo de espera.

O post Serviço que facilita localização de pessoas em emergências chega ao Brasil apareceu primeiro em Olhar Digital.