Trump sugere atirar em drones “misteriosos”; entenda o caso

Incidentes causaram interrupções em instalações estratégicas O post Trump sugere atirar em drones “misteriosos”; entenda o caso apareceu primeiro em Olhar Digital.

Trump sugere atirar em drones “misteriosos”; entenda o caso

Nos últimos dias, drones e outros objetos voadores não identificados (OVNIs) têm sido avistados sobrevoando várias regiões dos Estados Unidos.

Os incidentes causaram interrupções em instalações estratégicas, como o Aeroporto Internacional Stewart, em Nova York (EUA), e a Base Aérea Wright-Patterson, em Ohio (EUA). A situação já levou políticos a se manifestarem e despertou investigações federais e estaduais.

Dispositivos não identificados foram registrados em pelo menos seis estados: Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Pensilvânia, Massachusetts e Virgínia. A primeira aparição foi relatada em 18 de novembro, no Condado de Morris, Nova Jersey, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês).

Luzes misteriosas no céu noturno
OVNIs estão causando investigações (Imagem: Reprodução)

Desde então, drones têm sido vistos diariamente na região, muitas vezes voando em grupos. Alguns foram avistados próximos ao Arsenal Picatinny, um complexo militar, e à pista de golfe de Donald Trump, em Bedminster, Nova Jersey, levando à imposição de restrições temporárias de voo pela FAA.

Segundo o UOL e a Agence France-Presse (AFP), incidentes semelhantes também ocorreram em outras áreas críticas, como a Base Naval Earle e o terminal Port Liberty, em Nova York. Apesar do aumento nos relatos, autoridades afirmam que, até o momento, não há evidências de ameaças à segurança pública.

Reação das autoridades

  • A governadora de Nova York, Kathy Hochul, declarou que “a situação foi longe demais” e anunciou medidas para intensificar as investigações;
  • Um sistema de detecção de drones foi enviado pelo governo federal para ajudar a identificar os dispositivos;
  • Já o presidente eleito Donald Trump criticou o governo Biden por, supostamente, não informar o público sobre o caso;
  • Em sua rede social, a Truth Social, Trump sugeriu medida extrema: “Atirem contra [os drones]!”;
  • A proposta foi rapidamente contestada por especialistas, que alertaram para os riscos legais e de segurança, como a possibilidade de ferimentos causados por destroços no solo.

Leia mais:

Prisões

No último sábado (14), dois homens foram presos após um drone sobrevoar perigosamente o Aeroporto Internacional Logan, em Boston. Autoridades locais continuam a investigar outros relatos, utilizando sistemas especializados para rastrear os dispositivos.

O FBI, que lidera as investigações, afirmou que ainda não há evidências de que os drones representem uma ameaça ou tenham ligação com atividades estrangeiras. Apesar disso, o Pentágono rejeitou teorias mais conspiratórias, como a afirmação de que os dispositivos seriam “naves-mãe” iranianas.

São drones mesmo?

Embora o Secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, tenha afirmado que os avistamentos envolvem drones, outras autoridades sugerem que parte dos relatos pode ser atribuída a aeronaves tripuladas, ou, até mesmo, fenômenos naturais confundidos com dispositivos tecnológicos.

Tom Adams, ex-agente do FBI, acredita que algumas das aparições recentes podem ser de pessoas copiando padrões de voo já noticiados, buscando chamar atenção. Ele também lembrou que planetas, satélites e aeronaves tripuladas são, frequentemente, confundidos com drones à noite.

Donald Trump de terno e olhando ligeiramente para o lado
Trump sugeriu atirar nos drones (Imagem: Maxim Elramsisy/Shutterstock)

Por outro lado, um oficial anônimo do Departamento de Defesa expressou frustração com o que chamou de “atividade irresponsável“, embora não tenha confirmado se os voos são maliciosos ou criminosos.

Com mais de 800 mil drones registrados nos EUA, o termo “drone” abrange desde dispositivos recreativos até equipamentos usados para vigilância e agricultura. A confusão sobre a origem dos dispositivos avistados, somada ao aumento dos relatos, mantém o caso em investigação, enquanto as autoridades tentam esclarecer o que realmente está acontecendo nos céus estadunidenses.

O post Trump sugere atirar em drones “misteriosos”; entenda o caso apareceu primeiro em Olhar Digital.