Veja como aumentar o Score de forma gratuita: 6 dicas super práticas

A pontuação aumenta conforme os bons hábitos do consumidor e as formas de elevar o Score são sempre gratuitas.

Veja como aumentar o Score de forma gratuita: 6 dicas super práticas

Antes de entender como aumentar o Score grátis, é preciso esclarecer que não há nenhuma forma de mudar a pontuação de crédito que não seja gratuita. Ou seja, a Serasa não cobra para aumentar a pontuação e nenhuma empresa está autorizada a fazer tal tipo de cobrança.

O Serasa Score é a pontuação da Serasa que vai de 0 a 1000 e indica a probabilidade de um consumidor pagar as contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a probabilidade de conseguir crédito. Por isso, para quem busca boas oportunidades de negociação é importante ter um bom Serasa Score.

Entretanto, a pontuação é o resultado do momento e do histórico financeiro exclusivos da pessoa, que evoluiu mês a mês. Cuidado com qualquer oferta que prometa elevar o Serasa Score mediante pagamento. Se alguém pedir dinheiro ou oferecer um aplicativo para aumentar o Score, é golpe!

A pontuação aumenta pagando as contas em dia, tendo cautela com empréstimos e mantendo o CPF sem dívidas negativadas. Confira a seguir algumas dicas que podem melhorar o Serasa Score.

6 dicas de como aumentar o Score grátis

Essas orientações aumentam as chances de ter um Serasa Score mais alto, mas a mudança não é imediata. É preciso um pouco de paciência para que os novos hábitos financeiros se tornem consistentes e reflitam na pontuação.

As ações que fazem o Serasa Score aumentar são também as que trazem estabilidade financeira, por isso é tão importante ter uma boa pontuação. Ela reflete o momento financeiro da pessoa, por isso um bom Score indica uma situação financeira organizada.

Confira 6 ações para melhorar o Serasa Score. 

  1. Pague as contas em dia

    Essa será sempre a dica de ouro para melhorar o Serasa Score. O compromisso com crédito é o fator que tem maior peso no cálculo da pontuação: 55%. Construa um bom histórico de pagamento ao longo do tempo para fortalecer o Serasa Score – vale para contas de luz, fatura de cartão de crédito, parcelamento de lojas, financiamentos e todos os boletos do dia a dia.

    Para quem tem dificuldade em lembrar do dia do vencimento das contas, a dica é agendar o pagamento no aplicativo do banco ou usar ferramentas como a função Minhas Contas, disponível na Carteira Digital Serasa, que emite alertas de vencimento dos boletos.

  2. Mantenha o Cadastro Positivo ativo

    O Cadastro Positivo é um conjunto de dados relativos ao histórico de pagamentos do consumidor. Essas informações podem ser acessadas pelas instituições financeiras para análise de crédito. Desde 2019, a inclusão do CPF no Cadastro Positivo é automática para todas as pessoas que têm empréstimos, financiamentos, parcelamentos ou contas de consumo, como luz e água.

    O consumidor pode pedir a exclusão de seu CPF do Cadastro Positivo. Mas, considerando as vantagens, a recomendação é deixar o cadastro ativo. Se as informações que têm peso de 55% na pontuação deixam de ser consideradas, a pontuação do Score pode cair. Portanto, manter o Cadastro Positivo ativo é muito importante para ter um bom Score.

  3. Renegocie dívidas (se houver)

    O ideal é não deixar o CPF ser inscrito no cadastro de inadimplência – o que pode acontecer depois de atrasar um boleto. Entretanto, se isso ocorrer, é possível buscar formas de renegociar as pendências.

    Além de prejudicar o Serasa Score, uma dívida negativada pode aumentar mês a mês, por conta de juros e multa. Busque formas de negociação de dívidas como ofertas no Serasa Limpa Nome, de forma online e com descontos de até 90%.

  4. Ative a Conexão Bancária

    O uso da Conexão Bancária no cálculo da pontuação é a grande novidade do Serasa Score versão 3.0, em vigor desde agosto de 2023. 

    A Conexão Bancária é um sistema em que o consumidor autoriza o compartilhamento de suas informações bancárias com a Serasa.

    Ao permitir o compartilhamento, o Serasa Score passa a analisar os seguintes dados da conta bancária do consumidor:

    ●     extrato da conta corrente;

    ●     salário e/ou renda;

    ●     histórico e limite do cartão de crédito;

    ●     financiamentos;

    ●     outros serviços contratados. 

    Por isso, com a Conexão Bancária ativa, é possível que a pontuação aumente ou pelo menos mantenha-se igual.

    Ao autorizar a Conexão Bancária, a Serasa pode entender melhor como o consumidor lida com o dinheiro, resultando em uma avaliação mais precisa e que pode impactar positivamente o Score (nunca negativamente).

  5. Busque crédito com responsabilidade e cautela

    Fazer muitas solicitações de crédito (como cartões ou empréstimos) em pouco tempo pode prejudicar o Score em até 6% da pontuação. O mercado pode interpretar esse movimento como uma necessidade urgente de crédito.

    Pelo Serasa Crédito, porém, é possível simular gratuitamente as opções de crédito sem redução do Serasa Score.

    Depois de contratar um empréstimo a pontuação também pode reduzir, já que a renda do consumidor passa a estar mais comprometida.

    Procure também não comprometer mais que 30% da renda com crédito.

     

  6. Mantenha seu cadastro na Serasa atualizado

    No cálculo do Serasa Score, 6% do peso da pontuação está relacionado ao fator “Evolução Financeira”, que diz respeito ao tempo de relacionamento com o mercado de crédito e participação em empresas.

    Por isso, é importante manter as informações cadastrais em dia. Se precisar atualizar informações, acesse o site da Serasa e insira os novos dados depois de fazer login.

Fonte: Serasa