Nova RAM Rampage 2025: veja pontos fortes e fracos da nova versão de entrada da picape

Picape mais barata da RAM chega por R$ 237.990 para ser mais uma opção entre Fiat Toro e Toyota Hilux. Linha 2025 da Ram Rampage ganha versão de entrada A RAM, marca de picapes do grupo Stellantis e que anteriormente era chamada de Dodge, lançou nesta sexta-feira (13) o modelo mais barato da linha Rampage: a nova versão de entrada Bighorn, que chega para brigar entre as picapes pequenas e médias, com preço que parte de R$ 237.990. Com 20.052 unidades comercializadas desde o começo do ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Rampage fica atrás de modelos consagrados no mercado nacional, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Apesar de menor, a proposta do motor a diesel e a capacidade de levar mais de uma tonelada na caçamba fazem dela uma concorrente desses produtos. Sobretudo por ter mais requinte que a Fiat Toro e que algumas versões de entrada das médias. LEIA MAIS Moto Morini: conheça a marca italiana que chega ao Brasil com investimento de R$ 250 milhões VÍDEO: veja a BYD Shark em 3 pontos positivos e 3 negativos Nova Honda CG 160 chega R$ 16.194; veja o que mudou na moto mais vendida do Brasil Nova versão de entrada da picape Rampage tem motor 2.2 turbodiesel É inegável, porém, que o intuito é de agradar um público com poder aquisitivo mais elevado. A Rampage tem preço mais alto que a Toro, que utiliza a mesmíssima plataforma e pode até compartilhar peças. Mas enquanto a Fiat Toro parte de R$ 151.990 na versão de entrada Endurance, de motor flex, e chega até R$ 219.990 na configuração Ranch, com motor turbodiesel, as versões da Rampage começam nos R$ 237.990 e chegam a R$ 295.990 na configuração esportiva R/T a gasolina. Veja as versões da Rampage 2025. Bighorn 2.2 turbodiesel: R$ 237.990 Rebel 2.2 turbodiesel: R$ 259.990 (anterior: R$ 254.990) Rebel 2.0 a gasolina: R$ 264.990 (anterior: R$ 263.990) Laramie 2.2 turbodiesel: R$ 272.990 (anterior: R$ 265.990) Laramie 2.0 a gasolina: R$ 277.990 (anterior: R$ 274.990) R/T 2.0 a gasolina: R$ 295.990 (anterior: R$ 292.990) Na versão Bighorn, o para-choque dianteiro é na cor da carroceria Divulgação | Ram Nova versão de entrada A Rampage Bighorn vem de série com menos equipamentos que a Rebel, que era a versão mais em conta até então. Não tem os principais equipamentos de ADAS, como frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão, nem revestimento total dos assentos por couro, por exemplo. (veja a lista de equipamentos abaixo) Um ponto positivo na nova RAM Rampage 2025 é a adoção de capota marítima para todas as versões — item que, espantosamente, era um opcional da linha, mesmo com os preços acima de R$ 250 mil. Contudo, a versão R/T só ganhou esse equipamento e ficou R$ 3 mil mais cara, enquanto o opcional custa apenas R$ 1.729 na concessionária. Configuração esportiva R/T passa a vir de série com capota marítima, item que era opcional por R$ 1.790 Divulgação | Ram A Bighorn, entretanto, é a que menos chama atenção pelo design exterior. Ela carrega elementos de duas versões mais caras: o espírito aventureiro da Rebel, com acabamento externo mais sóbrio, e os cromados na grade, retrovisor e parachoque da versão Laramie. Dá para identificar a Bighorn facilmente por conta das rodas de 17 polegadas com desenho mais simples. A Rebel calça pneus de uso misto (para asfalto e off-road), enquanto a Bighorn tem pneus tradicionais com medidas 235/65. Por dentro, a Bighorn tem bancos apenas parcialmente revestidos de couro, enquanto as outras configurações já vêm equipadas com revestimento completo. O painel de instrumentos é o mesmo das demais versões: uma tela de 10,3 polegadas. Todas as versões da Rampage 2025 vêm equipadas com central multimídia de 12,3 polegadas e painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas Divulgação | Ram O mesmo ocorre com a central multimídia, que é de 12,3 polegadas em todas as versões da Rampage. Mas a lista de equipamentos de série da Bighorn foi enxugada para que seu preço fosse menor. Segundo a RAM, essa lista vai ao encontro do desejo do consumidor desse tipo de veículo, que é ter um carro menos equipado, porém mais robusto. Desta maneira, ela não tem: Faróis com acendimento automático; Comutação automática do farol alto; Retrovisor interno eletrocrômico; Sensor de chuva; Airbag de joelho; Piloto automático adaptativo; Alerta de colisão frontal; Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; Sensor de estacionamento dianteiro; Alerta de saída de faixa; Detecção de tráfego cruzado Monitoramento de ponto cego Som Harman Kardon de 10 alto-falantes e Banco do passageiro com ajuste elétrico. Nova gama diesel da Rampage passa a contar com motor 2.2 de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque Divulgação | Ram Assim, a Bighorn vem equipada com o básico: seis airbags, controles de estabilidade e tração, carregador de celular por indução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático tradicional, tração 4x4, entre outros. Pel

Nova RAM Rampage 2025: veja pontos fortes e fracos da nova versão de entrada da picape

Picape mais barata da RAM chega por R$ 237.990 para ser mais uma opção entre Fiat Toro e Toyota Hilux. Linha 2025 da Ram Rampage ganha versão de entrada A RAM, marca de picapes do grupo Stellantis e que anteriormente era chamada de Dodge, lançou nesta sexta-feira (13) o modelo mais barato da linha Rampage: a nova versão de entrada Bighorn, que chega para brigar entre as picapes pequenas e médias, com preço que parte de R$ 237.990. Com 20.052 unidades comercializadas desde o começo do ano, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a Rampage fica atrás de modelos consagrados no mercado nacional, como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux. Apesar de menor, a proposta do motor a diesel e a capacidade de levar mais de uma tonelada na caçamba fazem dela uma concorrente desses produtos. Sobretudo por ter mais requinte que a Fiat Toro e que algumas versões de entrada das médias. LEIA MAIS Moto Morini: conheça a marca italiana que chega ao Brasil com investimento de R$ 250 milhões VÍDEO: veja a BYD Shark em 3 pontos positivos e 3 negativos Nova Honda CG 160 chega R$ 16.194; veja o que mudou na moto mais vendida do Brasil Nova versão de entrada da picape Rampage tem motor 2.2 turbodiesel É inegável, porém, que o intuito é de agradar um público com poder aquisitivo mais elevado. A Rampage tem preço mais alto que a Toro, que utiliza a mesmíssima plataforma e pode até compartilhar peças. Mas enquanto a Fiat Toro parte de R$ 151.990 na versão de entrada Endurance, de motor flex, e chega até R$ 219.990 na configuração Ranch, com motor turbodiesel, as versões da Rampage começam nos R$ 237.990 e chegam a R$ 295.990 na configuração esportiva R/T a gasolina. Veja as versões da Rampage 2025. Bighorn 2.2 turbodiesel: R$ 237.990 Rebel 2.2 turbodiesel: R$ 259.990 (anterior: R$ 254.990) Rebel 2.0 a gasolina: R$ 264.990 (anterior: R$ 263.990) Laramie 2.2 turbodiesel: R$ 272.990 (anterior: R$ 265.990) Laramie 2.0 a gasolina: R$ 277.990 (anterior: R$ 274.990) R/T 2.0 a gasolina: R$ 295.990 (anterior: R$ 292.990) Na versão Bighorn, o para-choque dianteiro é na cor da carroceria Divulgação | Ram Nova versão de entrada A Rampage Bighorn vem de série com menos equipamentos que a Rebel, que era a versão mais em conta até então. Não tem os principais equipamentos de ADAS, como frenagem autônoma de emergência e alerta de colisão, nem revestimento total dos assentos por couro, por exemplo. (veja a lista de equipamentos abaixo) Um ponto positivo na nova RAM Rampage 2025 é a adoção de capota marítima para todas as versões — item que, espantosamente, era um opcional da linha, mesmo com os preços acima de R$ 250 mil. Contudo, a versão R/T só ganhou esse equipamento e ficou R$ 3 mil mais cara, enquanto o opcional custa apenas R$ 1.729 na concessionária. Configuração esportiva R/T passa a vir de série com capota marítima, item que era opcional por R$ 1.790 Divulgação | Ram A Bighorn, entretanto, é a que menos chama atenção pelo design exterior. Ela carrega elementos de duas versões mais caras: o espírito aventureiro da Rebel, com acabamento externo mais sóbrio, e os cromados na grade, retrovisor e parachoque da versão Laramie. Dá para identificar a Bighorn facilmente por conta das rodas de 17 polegadas com desenho mais simples. A Rebel calça pneus de uso misto (para asfalto e off-road), enquanto a Bighorn tem pneus tradicionais com medidas 235/65. Por dentro, a Bighorn tem bancos apenas parcialmente revestidos de couro, enquanto as outras configurações já vêm equipadas com revestimento completo. O painel de instrumentos é o mesmo das demais versões: uma tela de 10,3 polegadas. Todas as versões da Rampage 2025 vêm equipadas com central multimídia de 12,3 polegadas e painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas Divulgação | Ram O mesmo ocorre com a central multimídia, que é de 12,3 polegadas em todas as versões da Rampage. Mas a lista de equipamentos de série da Bighorn foi enxugada para que seu preço fosse menor. Segundo a RAM, essa lista vai ao encontro do desejo do consumidor desse tipo de veículo, que é ter um carro menos equipado, porém mais robusto. Desta maneira, ela não tem: Faróis com acendimento automático; Comutação automática do farol alto; Retrovisor interno eletrocrômico; Sensor de chuva; Airbag de joelho; Piloto automático adaptativo; Alerta de colisão frontal; Frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas; Sensor de estacionamento dianteiro; Alerta de saída de faixa; Detecção de tráfego cruzado Monitoramento de ponto cego Som Harman Kardon de 10 alto-falantes e Banco do passageiro com ajuste elétrico. Nova gama diesel da Rampage passa a contar com motor 2.2 de 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque Divulgação | Ram Assim, a Bighorn vem equipada com o básico: seis airbags, controles de estabilidade e tração, carregador de celular por indução, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, piloto automático tradicional, tração 4x4, entre outros. Pelo preço da Rampage Bighorn, dá para comprar uma Fiat Toro Ranch, também com motor turbodiesel e tração 4x4, que vem equipada de série com os principais equipamentos de segurança ativa que a picape da RAM não tem. São itens como frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa e comutação automática de farol alto. E tudo isso por R$ 219.990, uma economia de R$ 18 mil. Novo motor 2.2 turbodiesel entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque Divulgação | Ram A capacidade de carga é semelhante. A Fiat Toro top de linha carrega 1.010 kg e até 937 litros de bagagem. A Rampage Bighorn suporta até 1.015 kg e 980 litros — o que as diferencia, portanto, é um saco de arroz. A Fiat Toro Ranch tem melhor custo-benefício, mesmo tendo 30 cv e 10 kgfm de torque a menos que a picape da RAM. A nova motorização da Rampage é mais forte porque deixou para trás o 2.0 turbodiesel da Toro e adotou um novo motor 2.2 turbodiesel. (veja abaixo) Novo motor 2.2 turbodiesel O propulsor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros, que entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, é um avanço. Não que deixasse a deseja, mas o anterior tinha apenas 170 cv e 38 kgfm. Acoplado ao câmbio automático de nove marchas, com tração nas quatro rodas, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos, o que o fez ficar um segundo mais rápido que o da geração anterior, de acordo com a RAM. Por fim, nos testes realizados pelo g1 em uma pista de testes, foi possível notar que a picape continua com ótimo desempenho off road e empolga. Destaque para capacidade de sobra para transpor obstáculos e uma lista de tecnologias que trazem confiança para o motorista, como o assistente de descida em rampa, que auxilia a descer a picape de forma segura até um local plano. Além disso, há ainda tração 4x4 com reduzida, que traz mais força para passar por áreas alagadas ou com muita lama. No asfalto, nada a reclamar. Conclusão Apesar de estar na mesma faixa de valor das picapes médias de entrada, como Toyota Hilux, a Rampage Bighorn é muito mais equipada. Basta checar que a Hilux STD automática custa R$ 251.390 e não vem sequer equipada com rodas de liga-leve. A picape da Toyota tem apenas rodas de aço sem calota. A Bighorn, por outro lado, pode até ser mais acessível que as demais versões da Rampage, mas a Stellantis tem um ótimo produto, com as mesmas características da Rampage: a Fiat Toro. Quase R$ 20 mil mais cara que a Fiat Toro Ranch e sem alguns equipamentos do ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor), a Rampage Bighorn passa a ser uma escolha mais emocional que racional.