BYD Dolphin Plus recebe cinco estrelas em teste de colisão do Latin NCAP
Órgão de segurança realizou novos testes com carros chineses. Hatch da BYD é o primeiro elétrico a receber a nota máxima pela instituição. BYD Dolphin Plus recebe 5 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP O Latin NCAP, principal autoridade em testes de segurança automotiva do continente, divulgou na manhã desta terça-feira (17) que o BYD Dolphin Plus recebeu nota máximas nos crash tests realizados pela entidade. Os testes utilizam carros reais, que se chocam contra barreiras dos mais diversos tipos para avaliar a resistência e a eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras em seus projetos. Desses testes é que são extraídas as notas dos carros, que podem ser de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, melhor é o resultado daquele automóvel no teste de colisão e maior será a proteção para quem estiver dentro dele — motorista e passageiros. O Dolphin Plus, versão mais potente e mais cara do hatch da fabricante chinesa, recebeu cinco estrelas. O modelo também foi o primeiro carro de uma fabricante chinesa a receber nota máxima no Latin NCAP, e o primeiro modelo elétrico com essa classificação. O hatch conta com sete bolsas de airbag (duas frontais, duas laterais, duas de cortina e uma para joelho do motorista), controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de auxílio à condução, o chamado ADAS, como equipamentos de série. Assim, o Dolphin Plus alcançou: 92,6% de proteção para ocupante adulto; 93,1% de proteção para ocupante infantil; 77% de proteção para pedestres; O resultado foi de 85% para o sistema ADAS. Resultado do Dolphin Plus em teste de colisão do Latin NCAP: cinco estrelas Divulgação | Latin NCAP LEIA MAIS Como tecnologia de segurança protege motoristas de superesportivos ‘Cinco estrelas’: veja a lista de 8 carros que estão entre os mais seguros do Brasil ‘Zero estrela’: veja a lista de 10 carros que reprovaram no teste de segurança Metodologia O BYD Dolphin Plus, que é vendido no Brasil por R$ 184.800, passou pelos seguintes testes: Impacto frontal; Impacto lateral; Impacto lateral de poste; Chicotada cercival; Proteção de pedestres; Teste de ESC (controle de estabilidade); Teste de frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres; Teste de frenagem autônoma de emergência em trechos urbanos e rodoviários; Teste de detecção de ponto cego. De acordo com a entidade, "o Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal". BYD Dolphin Plus recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP Divulgação | Latin NCAP "O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão", informou o Latin NCAP em nota. Ainda de acordo com o órgão, apesar das cinco estrelas, o projeto do Dolphin Plus pode ter melhorias no futuro. "A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com o AEB VRU apresentou bons resultados. O modelo oferece LSS (alerta de saída de faixa), mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos", diz o texto. "O modelo não oferece o SAS (Sistema de Sinalização de Auto Socorro) com configurações manuais e o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, ou piloto automático adaptativo) não foi bom o suficiente para ganhar pontos." De acordo com o Latin NCAP, o carro utilizado para o crash test foi enviado voluntariamente pela fabricante e o resultado só é válido para a versão Dolphin Plus — não para o Dolphin de entrada (que custa R$ 159.800), nem para o Dolphin Mini. Saiba quantas estrelas de segurança têm os carros mais vendidos do Brasil
Órgão de segurança realizou novos testes com carros chineses. Hatch da BYD é o primeiro elétrico a receber a nota máxima pela instituição. BYD Dolphin Plus recebe 5 estrelas em teste de colisão do Latin NCAP O Latin NCAP, principal autoridade em testes de segurança automotiva do continente, divulgou na manhã desta terça-feira (17) que o BYD Dolphin Plus recebeu nota máximas nos crash tests realizados pela entidade. Os testes utilizam carros reais, que se chocam contra barreiras dos mais diversos tipos para avaliar a resistência e a eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras em seus projetos. Desses testes é que são extraídas as notas dos carros, que podem ser de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, melhor é o resultado daquele automóvel no teste de colisão e maior será a proteção para quem estiver dentro dele — motorista e passageiros. O Dolphin Plus, versão mais potente e mais cara do hatch da fabricante chinesa, recebeu cinco estrelas. O modelo também foi o primeiro carro de uma fabricante chinesa a receber nota máxima no Latin NCAP, e o primeiro modelo elétrico com essa classificação. O hatch conta com sete bolsas de airbag (duas frontais, duas laterais, duas de cortina e uma para joelho do motorista), controle eletrônico de estabilidade e sistemas avançados de auxílio à condução, o chamado ADAS, como equipamentos de série. Assim, o Dolphin Plus alcançou: 92,6% de proteção para ocupante adulto; 93,1% de proteção para ocupante infantil; 77% de proteção para pedestres; O resultado foi de 85% para o sistema ADAS. Resultado do Dolphin Plus em teste de colisão do Latin NCAP: cinco estrelas Divulgação | Latin NCAP LEIA MAIS Como tecnologia de segurança protege motoristas de superesportivos ‘Cinco estrelas’: veja a lista de 8 carros que estão entre os mais seguros do Brasil ‘Zero estrela’: veja a lista de 10 carros que reprovaram no teste de segurança Metodologia O BYD Dolphin Plus, que é vendido no Brasil por R$ 184.800, passou pelos seguintes testes: Impacto frontal; Impacto lateral; Impacto lateral de poste; Chicotada cercival; Proteção de pedestres; Teste de ESC (controle de estabilidade); Teste de frenagem autônoma de emergência com identificação de pedestres; Teste de frenagem autônoma de emergência em trechos urbanos e rodoviários; Teste de detecção de ponto cego. De acordo com a entidade, "o Dolphin Plus apresentou, em geral, bom desempenho com estrutura e espaço para os pés estáveis e proteção adequada para o peito do adulto no impacto frontal". BYD Dolphin Plus recebeu cinco estrelas no teste do Latin NCAP Divulgação | Latin NCAP "O modelo mostrou boa proteção geral no impacto lateral e proteção marginal do tórax no impacto lateral de poste, boa proteção para ocupantes crianças e bons sistemas ADAS com um volume completo de unidades equipadas como padrão", informou o Latin NCAP em nota. Ainda de acordo com o órgão, apesar das cinco estrelas, o projeto do Dolphin Plus pode ter melhorias no futuro. "A proteção passiva para pedestres poderia ser melhor, mas combinada com o AEB VRU apresentou bons resultados. O modelo oferece LSS (alerta de saída de faixa), mas o desempenho não foi bom o suficiente para marcar pontos", diz o texto. "O modelo não oferece o SAS (Sistema de Sinalização de Auto Socorro) com configurações manuais e o desempenho do Assistente Inteligente de Velocidade (ISA, ou piloto automático adaptativo) não foi bom o suficiente para ganhar pontos." De acordo com o Latin NCAP, o carro utilizado para o crash test foi enviado voluntariamente pela fabricante e o resultado só é válido para a versão Dolphin Plus — não para o Dolphin de entrada (que custa R$ 159.800), nem para o Dolphin Mini. Saiba quantas estrelas de segurança têm os carros mais vendidos do Brasil